logo novax

 


Resultado de Exames

Resultado de Exames
  • 2.png
  • 4.png
  • 5.png

Blog de artigos

FEBRE ZIKA

zika interna 475

Conheça a doença e saiba como diferenciar da Dengue e Chikungunya.
A Febre Zika chamou a atenção e gerou preocupação das autoridades e órgãos de saúde do Brasil após a situação epidêmica na Bahia, em abril deste ano. Não existe vacina e a forma de prevenção é o combate à proliferação do mosquito vetor, evitando o acúmulo de água parada para sua pró-criação.
Doença - o que é?
Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da Dengue e da febre Chikungunya.

Transmissão
A transmissão é provocada pela picada de um mosquito pertencente ao gênero Aedes Aegypti infetado com o vírus.

Sintomas
Os sintomas de infecção pelo vírus Zika começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito e são: febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus), dor nas articulações (mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço), dor muscular, dor na cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas- acompanhadas de coceira. Os Sintomas mais raros de infecção pelo vírus Zika incluem, dor abdominal, diarréia, constipação, Fotofobia e conjuntivite e pequenas úlceras na mucosa oral.

Diagnóstico
O diagnóstico de certeza da febre Zika é feito através de exame de sangue.
Como diferenciar febre zika, febre chikungunya e dengue
A distinção entre a febre Zika, a febre Chikungunya e casos mais brandos de dengue apenas pelos sinais e sintomas é muito difícil de ser feita. Para tal, são necessários exames laboratoriais como testes de coagulação, eletrólitos, hematócritos, enzimas do fígado, contagem de plaquetas, raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.
Prevenção
A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.