logo novax

 


Resultado de Exames

Resultado de Exames
  • 2.png
  • 4.png
  • 5.png

Blog de artigos

O QUE É SARAMPO: SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA POR TRÁS DE SURTOS NO BRASIL

Já há surtos de sarampo no Amazonas e em Roraima. O Rio Grande do Sul, por sua vez, confirmou alguns casos, enquanto o Rio de Janeiro investiga uma série de quadros suspeitos. Mas o que é sarampo? Como ele é transmitido? Quem deve tomar a vacina e como evitar a doença?  

O QUE É SARAMPO E QUAIS SEUS SINTOMAS
É uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso - falaremos da transmissão mais pra frente.

Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. 

Outras sofrerão com:

Manchas no corpo e no rosto
Coceira
Conjuntivite
Febre
Tosse persistente
Infecção no ouvido

O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. Entre elas, quadros de pneumonia, convulsões e morte são mais comuns.
Pois é: o sarampo está longe de ser uma doença leve, como às vezes se propaga. Tanto que, antes do surgimento da vacina e das campanhas subsequentes, ele foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. 

COMO ESSA INFECÇÃO É TRANSMITIDA
O vírus é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente.
A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar, por exemplo. Isso costuma durar uns quatro dias. 

EU DEVO TOMAR A VACINA?
Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada.

A versão tríplice viral idealmente deve ser aplicada em bebês de 12 meses, com um reforço aos 15 meses de vida. O imunizante também é ofertado para pessoas de até 49 anos que não foram vacinadas. Se você não sabe se recebeu suas doses, converse com um médico e vá ao posto de saúde.

A proteção conferida pela vacina é alta. Mais de 90% dos sujeitos que recebem as duas doses criam um bloqueio duradouro contra o vírus.

Fora isso, ela é segura na população indicada. E, mesmo nos poucos casos em que gera reações adversas, pode ter certeza: eles são bem menos preocupantes do que a doença em si.

Só é importante conferir se o indivíduo é alérgico ou se possui alguma contraindicação. Nada que uma conversa com o profissional de saúde não resolva - veja mais detalhes da vacinação aqui. 

COMO TRATAR O SARAMPO
Não há um remédio específico para a doença - mais um motivo para não deixar de se vacinar. O paciente deve se manter sempre hidratado e bem alimentado, enquanto os médicos lidam com as consequências do quadro, como diarreia.

 

Com que frequência devemos ir ao consultório médico?

2.jpgVocê costuma ir ao médico com frequência ou apenas quando apresenta sintomas de alguma doença? O simples ato de ir ao consultório de um especialista pode ajudar a prevenir e, mesmo, curar certas condições. Segundo o médico do trabalho Aier Adriano Costa, do aplicativo Docway, a grande maioria da população não tem o costume de cuidar da saúde. "As pessoas têm o hábito de se automedicar ou procurar uma solução rápida para o problema com familiares, vizinhos e até no Google. O que acontece, é que isso pode acarretar um problema sério posteriormente", comenta o especialista. Ainda conforme o médico, check-ups são muito importantes, mas poucos são os que mantêm este hábito. Tal acompanhamento é necessário para avaliar como está o funcionamento do corpo do paciente e, em caso de enfermidades, tratá-las o mais breve possível. "Algumas doenças são insidiosas e só apresentam sintomas relevantes quando já estão em estágio avançado. O costume de consultar um médico não apenas quando se está doente faz muito bem para a saúde e para uma boa qualidade de vida", diz Aier Costa. Mas, afinal de contas, com que frequência devemos ir ao médico? A verdade é que cada idade exige uma certa quantidade de consultas. Abaixo, o especialista esclarece essa questão, levando em conta os diferentes perfis de público:

Leia mais...

Dengue Antígeno NS1 RESULTADO EM POUCAS HORAS


O Antígeno NS1 da Dengue é um marcador da infecção aguda ativa (viremia) da Dengue. Este antígeno circula em altas concentrações no sangue, tanto na infecção primária quanto na secundária, podendo ser detectado a partir do 1º dia do surgimento da febre, ficando circulante por até 9 dias após o aparecimento dos sintomas. Portanto, sua detecção contribui decisivamente para o diagnóstico/tratamento imediato, prevenindo a evolução para formas mais graves da doença.

Leia mais...

OMS coloca bacon, linguiça e salsicha na lista de alimentos cancerígenos

Há "evidência suficiente" de ligação desses alimentos com câncer, diz relatório.
Texto alerta para risco de alto consumo de carne processada.
O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável".

As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos - que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel - para os quais já há "evidência suficiente" de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.

Leia mais...

ESTRESSE TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

stress infantil
Sentir-se estressado não é uma exclusividade dos adultos. Afinal, o estresse é uma reação natural do organismo diante de qualquer estímulo que nos desafie ou nos force a uma adaptação momentânea; e o organismo infantil funciona da mesma maneira que o do adulto, ou seja, precisa se adaptar ao ambiente.

Quando bebê, por exemplo, a criança passa por situações de estresse quando fica longe da mãe. Depois, provavelmente ficará estressada durante os primeiros dias na escolinha. E o estresse não é necessariamente ruim: na infância, encarar essas situações é um aprendizado de como lidar com a tensão.

Quando a adversidade não cessa e a criança permanece estressada por longos períodos é que isso se torna um problema. E é neste ponto que os pais costumam ficar cheios de dúvidas. Abaixo, as mais comuns:

Como saber se meu filho está estressado?

Leia mais...