logo novax

 


Resultado de Exames

Resultado de Exames
  • 2.png
  • 4.png
  • 5.png

Blog de artigos

Alimentos que emagrecem

alimentos emagrecem

A Reeducação alimentar é a mudança de hábito que podemos caracterizar como uma das principais chaves para se ter um perfil corporal bonito, livre de celulite e gordura localizada, além de colaborar para uma ótima saúde.
Uma dieta saudável deve ser baseada em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, com poucas gorduras e carboidratos. Frutas, verduras, legumes, carnes magras, leite desnatado, derivados do leite, como iogurte e queijo branco, além de feijão e arroz moderado (de preferência integral), formam a base de uma boa alimentação. Não se deve cair no erro de considerar a alimentação como um inimigo, ela é absolutamente necessária, mas com qualidade e sem excessos, estes sim são prejudiciais.

A hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo também são grandes causadores de celulite e perda da forma corporal. Pouco se pode fazer em relação à hereditariedade e à ação hormonal, mas os exercícios e a reeducação alimentar são úteis e fundamentais em qualquer tratamento. Bons hábitos alimentares e exercícios são a base para ter uma boa aparência corporal, o que é agradável e um requisito para a boa saúde. Portanto, cuidar da forma corporal não é só uma questão de vaidade é também uma atitude de saúde preventiva.

As gordurinhas tão odiadas são armazenadas em nosso tecido pelo excesso de alimentos como: frituras, carnes gordas, ovos, manteiga, margarina, queijos amarelos, nozes, amendoim, castanha de caju, chocolate, pele de frango, maionese, creme de leite, leite integral, entre outros. Parte dos carboidratos que comemos se transforma em gorduras, então a ingestão em excesso deve ser evitada como: açúcar, doces, chocolate, massas, pão, arroz refinados.

Já as proteínas são fundamentais na alimentação, pois participam de todas as funções importantes do corpo e formam músculos que são importantes no estabelecimento do contorno corporal. Deve-se preferir a alimentação baseada em proteínas como carnes magras, peixes, queijos tipo ricota e cottage, leite e iogurte desnatados e sem açúcar. Devemos lembrar que as proteínas também possuem calorias e substituem com vantagens os alimentos que foram evitados, mas não deve haver excesso.

Coma à vontade alimentos vegetais como saladas e legumes cozidos, pois eles têm o mínimo de calorias, prolongam a sensação de saciedade além de estimular o funcionamento dos intestinos e ajudar a desintoxicação orgânica. As frutas podem e devem ser ingeridas, mas não em excesso. Prefira frutas cítricas e as mais ricas em água como laranja, tangerina, melão, melancia, abacaxi.

Beba muita água, mais de 2 litros por dia, ela ajuda a diminuir a fome e elimina resíduos do organismo. Evite café, chá mate, álcool, refrigerante não dietético e refrigerante tipo cola. Garanta a presença das vitaminas e dos minerais fundamentais para a saúde na sua alimentação diária.

 

Nutrientes Algumas Funções Fontes Alimentares
Vitamina A e betacaroteno regeneração dos tecidos, fortalecimento do sistema de defesa do organismo, combate ao envelhecimento leite e derivados, peixes. Betacaroteno nos vegetais de cor amarela, alaranjada e verde-escuro
Vitamina B6 participação no controle dos sintomas da tensão pré-menstrual, combate ao envelhecimento ovo, farelo de trigo, soja, melão, aveia
Ácido fólico (ou Vitamina B9) participação nos mecanismos de multiplicação das células folhas verdes, brócolis, espinafre, laranja, aspargo, trigo, arroz integral.
Vitamina C fortalecimento das defesas do corpo, melhora da absorção de ferro, combate o envelhecimento. frutas cítricas, abacaxi, laranja, caju, acerola, goiaba, tomate, morango, couve-flor
Vitamina D participação no aproveitamento de cálcio leite, sardinha
Vitamina E auxílio na formação das gorduras, prevenção de radicais livres, combate ao envelhecimento cereais integrais, gérmen de trigo, espinafre, ovos, soja, brócolis
Cálcio manutenção óssea, prevenção da osteoporose, participação no controle da pressão arterial leite, queijos, iogurtes, brócolis, feijão, peixe
Ferro prevenção da anemia carnes, feijão e vegetais verde-escuro
Zinco atuação no metabolismo dos açúcares, fortalecimento da resistência imunológica cereais integrais, sementes