logo novax

 


Resultado de Exames

Resultado de Exames
  • 2.png
  • 4.png
  • 5.png

Blog de artigos

Importância do jejum nas dosagens laboratoriais

jejum nas dosagens
Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. Para que o laboratório clínico possa atender, adequadamente, a este propósito, é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais a serem examinados obedeçam a determinadas regras.

Por isso, é importante que o paciente siga as recomendações dadas pelo seu médico e pelo laboratório em relação a preparação e ao jejum.

O jejum é importante por que:

  • Após as refeições ocorre o aumento na concentração sanguínea de vários constituintes bioquímicos como glicose, colesterol, triglicérides, o que leva a interferência nas dosagens.
  • Alem disso, os valores de referência para os constituintes bioquímicos são determinados estatisticamente em uma população clinicamente sadia e em jejum.

Jejum, para exames de laboratório, significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

A ausência do jejum pode levar a grandes causas de erros nas determinações bioquímicas (resultados). O tempo de jejum mais recomendado é o de 12h, mas esse prazo deve ser em função do que vai ser dosado. Por exemplo, para a determinação da glicemia em jejum o tempo de restrição alimentar deve ser de 8 a 10 horas, no máximo 12 horas. Um prazo mais prolongado nesse caso poderia causar uma hipoglicemia no paciente, levando a falsos resultados. Já para a dosagem de lípides plasmáticos, como o colesterol e o triglicérides o jejum deve ser de 12 a 14 horas.